quarta-feira, março 29, 2006

Todos ao teatro no Arrotense

O Clube Recreativo Sport Chinquilho Arroteense, em Alhos Vedros, vai ser palco, no dia 1 de Abril, pelas 21,30 horas, para o espectáculo “Guerra dos Sexos”, com as peças “Aviso à População”, de Jaime Salazar Sampaio e “O Urso” de Tchekov, pelo Teatro Independente de Loures.

O espectáculo “Guerra dos Sexos” põe em cena duas situações diferentes no tempo e no espaço em que ocorrem, mas que têm em comum o eterno “combate” – mais ou menos divertido, mais ou menos azedo – entre os dois sexos, ambos aparentemente fortes, enquanto se não revelam as suas fraquezas. Este espectáculo insere-se no Ciclo de Teatro - Teatrando 2006, a decorrer no concelho da Moita. A entrada é gratuita.

“Aviso à População” de Jaime Salazar Sampaio
Um vulgar serão conjugal: ela trabalha no seu “tricot”, ele está entretido a fazer paciências. Um aparelho de telefonia transmite música ligeira. De súbito, a emissão é interrompida: ouve-se um aviso que vem agitar aquele casal vulgar. E revelam-se mutuamente verdades escondidas por uma vida banal...
“O Urso” de Anton Tchekov Datado de 1888, é um dos exemplos em como o cómico ressalta da irredutível oposição entre o querer das personagens e a incapacidade delas para a acção, dos esforços grotescos no sentido da conciliação dos desejos com o absurdo das situações. Fiel, por convenção, ao defunto marido, a viúva desta peça aceita num ápice casar com outro; vulnerável, por convenção, às graças femininas, o credor “nervoso e arrogante”, de pronto, se apaixona pela inflamável senhora.

Sem comentários: