terça-feira, junho 09, 2009
Marchas populares em Alhos Vedros condicionam trânsito
João Ramos - Alhosvedrense, autodidacta da fotografia
João Carlos da Silva Ramos nasceu em Alhos Vedros, em 1981, e reside actualmente na Baixa da Banheira. É designer gráfico de profissão e fotógrafo amador nos tempos livres. Autodidacta em fotografia, esta representa para si um complemento a nível expressivo e artístico.
Em 2007, participou no II Raid Fotográfico da Moita, do qual foi vencedor do Tema “Rio Tejo”. Foi este o impulso necessário para começar a focar a beleza natural e riqueza cultural da sua região. “Distância que nos une” é a sua primeira mostra fotográfica. A noção de distância, sendo ambígua, torna-se difícil de identificar.
João Ramos pretende captar e transmitir com pormenor essa distância – temporal, afectiva, dispersa, entre outros significados sensíveis ao espectador.
O Rio, tema dominante da exposição, é abordado de modo peculiar em que a presença humana está omnipresente. Ao longo de 28 fotografias, o autor convida-o a desfrutar de uma bela viagem através de visões e perspectivas que estão à distância de um olhar.
Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h.
In: O Rio
Buracos a mais
segunda-feira, junho 08, 2009
Ciclo de cinema ao ar livre em Alhos Vedros
No fim-de-semana de 19 e 20 de Junho, pode ver “Saw – Enigma Mortal” e “Hostel”. No dia 26 de Junho, é a vez da grande tela passar “Os Condenados de Shawshank” e, no dia 27, o filme “Este País não é para Velhos”.
quinta-feira, junho 04, 2009
Mini feira Medieval , com uma organização muito Especial...pelas atitudes do organizador Sr. Vitor Cabral
"Desta vez foi em Alhos Vedros , o Mercado Medieval / artesanal como lhe queiram chamar ...
Link original: http://frutosdharmonia.blogspot.com/2009/06/mercadao-medieval-alhos-vedros.html
sábado, março 28, 2009
Passei-me pro twitter
Pois é, comecei a twittar e estou a gostar. Provavelmente virei aqui menos, mas podem seguir-me em: http://twitter.com/condeav
João Lobo, outra vez!!!!!!
In: O RIO Online
sábado, fevereiro 14, 2009
Carnaval de Alhos Vedros
A começar abrimos o desfile com o Ano Novo, seguimos para o Dia dos Namorados, Carnaval, Dia da Mulher e o Dia do Pai.
No segundo sector, começamos com a Páscoa, seguimos para o Dia do Estudante, o Dia do Teatro, Dia das Mentiras, e a finalizar, as nossas Baianas que irão representar o Dia da Mãe.
Depois, aparece o 25 de Abril, seguido pelo Dia Mundial da Terra, o Dia Mundial dos Beijos, o Dia do Trabalhador e no fim deste sector, o Dia da Criança.
Quase a finalizar aparece o Halloween, comemora-se o Dia da Água, a Implantação da República, o Dia Mundial dos Correios, o Dia do Não Fumador, o Dia Mundial da Sida, e mesmo antes do grande final comemoramos o Natal, a terminar o desfile o carro da Rainha do Carnaval a simbolizar todas as Festas do Ano.
Assim, a Velhinha proporcionará a Alhos Vedros uma grande festa com as Festas do Ano , desejando a todos um óptimo Carnaval.
In: www.sfrua.web.pt
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
Gulberga, taróloga de Alhos Vedros
"... ofereço-me para uma consulta grátis. Na pequena divisão onde se acumulam imagens, símbolos religiosos e um prato de pipocas para os Orixás, as cartas vão falar sobre mim. Gulberga, taróloga de Alhos Vedros (descobrimos depois no cartão que nos oferece), manda-me sentar, unir os calcanhares, pousar as mãos nos joelhos com as palmas para cima. A posição não é das mais confortáveis para quem tem a obrigação de respirar fundo e concentrar-se. A taróloga vai perguntando alguns dados pessoais acerca de mim ao meu camarada que filma a cena. Para tentar saber antecipadamente o que a casa gasta."
"... O tema que escolho é saúde. Já de olhos abertos vejo Gulberga dizer-me com cara sisuda que tenho de ter cuidado com as “miudezas” e que devo fazer exames regulares. Nada que a minha médica de família não me recomende. Mas a taróloga vai mais longe. Diz que sou forreta, prepotente e que tenho problemas nas articulações, embora eu não os sinta. Será que o baralho está viciado? Talvez para me animar e para se redimir afirma que em breve vou ganhar algum dinheiro de que não estava à espera. Lembro-me então dos números do Euromilhões fornecidos pelo Dr. Zan e ainda hesito se devo ou não ir fazer uma aposta de última hora. Falta pouco para as sete horas. Decido arriscar e deixo os números do Dr. Zan para a semana. E pelos vistos tive sorte. Pelo menos desta vez…"
IN: O Mirante
sábado, janeiro 24, 2009
António Pinho Vargas na Baixa da Banheira
António Pinho Vargas é uma referência da composição erudita contemporânea nacional e é conhecido do público, principalmente como pianista de jazz, enquanto autor de temas de êxito como "Tom Waits" ou "Dança dos Pássaros". Os bilhetes custam 8 euros e estão disponíveis na bilheteira do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
sexta-feira, janeiro 23, 2009
Projecto “Bio-Local” da Câmara da Moita Seleccionado
O projecto “Bio-Local” da Câmara Municipal da Moita foi um dos seleccionados pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do concurso Agir-Ambiente – Programa Gulbenkian Ambiente, dedicado ao tema “Biodiversidade e Estilos de Vida”. Das 157 candidaturas apresentadas em Setembro, o projecto do Município da Moita foi um dos 15 escolhidos para ser financiado por aquela fundação, com uma verba de cerca de 5 000 euros.
Fonte: Rostos Online
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Escola da Bela Rosa em A.Vedros assaltada
Na madrugada do dia 22 de Janeiro, a EB/JI de Alhos Vedros (mais conhecida por Escola da Bela Rosa) foi assaltada, tendo sido furtados os seis computadores completos do Laboratório de Informática, instalado pela Câmara Municipal da Moita, no início do ano lectivo passado.
Para além das perdas em termos financeiros, os maiores prejudicados deste acto são os cerca de 170 alunos que frequentam o Laboratório de Informática, no âmbito do Programa de Alfabetização Informática.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Moira adianta que o incidente foi de imediato comunicado às autoridades policiais que tomaram conta da ocorrência.
Incentivar o recurso às novas tecnologias como apoio pedagógico, desde os primeiros graus de ensino, e combater a info-exclusão, permitindo o acesso de todos os alunos à comunicação electrónica, foram os objectivos da Câmara Municipal da Moita ao instalar Laboratórios de Informática em todas as Escolas Básicas de 1º ciclo do concelho, no âmbito do Programa de Alfabetização Informática.
Fonte: Rostos e Foto: CMM