sexta-feira, janeiro 13, 2006

Alhos Vedros vai ter parque temático da portugalidade

in www.publico.pt 13/01/2006

"Um parque temático consagrado à portugalidade vai nascer no concelho da Moita, na freguesia de Alhos Vedros, fruto de um investimento de 75 milhões de euros a realizar pela empresa proprietária do Badoca Safari Park. A expectativa da autarquia é que o equipamento seja inaugurado em 2008. A iniciativa foi ontem anunciada pela Câmara da Moita, que, na última reunião do executivo, aprovou por unanimidade um protocolo tendo em vista a cedência de um terreno para a instalação do parque temático. Em comunicado, explica-se que a "área a edificar" é de aproximadamente 37 mil m2.

Em declarações ao PÚBLICO, o presidente da autarquia defendeu que se trata de um projecto "muito importante para o município", que "terá mais valias a vários níveis, como na afirmação da Moita na Área Metropolitana de Lisboa e nas dinâmicas económicas internas, inclusive com a criação de postos de trabalho". A expectativa é que o parque temático empregue 1200 pessoas. João Lobo explicou que o equipamento "terá acesso privilegiado através da Circular Regional Externa da Moita", que vai ligar o IC21 ao IC32, unindo os concelhos da Moita e do Barreiro. O autarca acredita que o parque temático "integra-se e adequa-se" na realidade do município, ao qual quer atrair três milhões de visitantes por ano. Questionado sobre o papel da autarquia no projecto, João Lobo afirmou que esta "não tem capacidade de participar no investimento e na gestão" do parque temático, mas garantiu que vai "fazer todos os esforços para viabilizar o espaço". Para a próxima semana está prevista a assinatura do protocolo que prevê a cedência dos terrenos na freguesia de Alhos Vedros. O investimento com a construção do equipamento está orçado em 75 milhões de euros e será suportado pela empresa Badoca Actividades Turísticas, a mesma que explora o Badoca Safari Park, em Vila Nova de Santo André. Em comunicado, a autarquia explica que o parque "vai apresentar diferentes diversões baseadas em 24 temas propostos pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada".
Remetendo mais informações para a próxima semana, João Lobo explicou ainda que "a predominância será a temática portuguesa, o conceito da Lusitânia", com actividades "para todas as idades", e acrescentou que o envolvimento das escritoras no projecto "é sinónimo de qualidade". "

5 comentários:

Anónimo disse...

O link...
... não vai lá dar.

Conde de Alhos Vedros disse...

Não vai lá dar, porque é necessário ser assinante do "Publico Online". Sorry!

AV disse...

Os condes são gente de posses.
Já os plebeus como nós...

Mário da Silva disse...

Não há a possibilidade de fazer uma impressão da notícia como aparece para um PDF e enviar-nos para planodamoita@gmail.com ?

Conde de Alhos Vedros disse...

Com todo o gosto, mas a noticia é igualzinha.