quinta-feira, novembro 10, 2005

Cidadania e Civilização I

Sempre procurei transmitir a idéia de que o Conde de Alhos Vedros estaria disponível para todos, através deste espaço, esperando contribuir para algo útil. Nesse sentido inicia-se aqui e hoje um conjunto de textos da autoria do cidadão Nuno Cavaco, que espero seja importante.
Conde de Alhos Vedros


"O conceito de cidadania aparece na Grécia Antiga como um conjunto de direitos e deveres. Implica a participação cívica e o conceito de reunião para resolver problemas (Assembleias). Este conceito tem evoluído até aos dias de hoje e ainda é a base da nossa democracia. Quando, um cidadão se alheia de direitos ou deveres não está de acordo com o sistema, poderá até estar a cometer um infracção às regras (dependendo do caso e da legislação). Tenho assistido a exemplos gritantes, mas todos nós os observamos no dia a dia e até agimos por vezes de forma identica. De referir um caso muito comum, o cocó dos cãezinhos. Estes presentes largados no passeio (público- que se assume como o direito à circulação) são autênticos atentados à liberdade dos outros, ou seja, impedem a livre circulação e impugnam o ambiente urbano partilhado por outros. Outro exemplo, as viaturas que não pagam o imposto de circulação (abandonadas) retiram o direito de estacionar a quem está a cumprir, podem ser fonte de doenças, entre outros problemas. No entanto as regras da democracia são para cumprir com o risco de colocar em causa o próprio regime. Em termos locais existem canais próprios para as sugestões/reclamações. Estes devem ser seguidos e se necessários alterados, mas sempre por quem de direito. "

Nuno Cavaco

21 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Caro Nuno, estou em perfeito acordo com o que o amigo diz. Eu pessoalmente também tenho um cão que têm as suas necessidades fisiologicas, mas que tenho a preocupação de o levar diariamente 3 a 4 vezes para um descampado onde o mesmo, além de satisfazer as suas necessidades, faz exercicio que bastante falta lhe faz. Mas isso agora não interessa nada ( a hitória do meu cão), o que me leva a colocar este comentário é o seguinte:
- Na Rua Parque Estrela Vermelha na BB, existe um café que, assumiu como seu 4 ou 5 lugares de estacionamento e que inclusivamente lá "plantou" palmeiras. Ora o estacionamento era suposto ser publico certo ? Quem autoriza situações destas numa zona velha da vila onde existe enorme dificuldade de estacionar ? Eu não criticaria a situação se a mesma fosse Sazonal, pois é evidente que lá o Sr. do café necessita de fazer negócio e a população gosta de no verão passar um bocado numa esplanada, agora "É MEU !" isso acho que está muito mal. Veja o exemplo da Rua 13 ai não critico.

Anónimo disse...

Amigo Nuno,
Claro que isto da cidadania é mais complicado do que meras regras de civilidade...
Por isso, arrisco-me a incitá-lo a ir mais fundo no tema, se é que está para isso.

Anónimo disse...

Raios, o anónimo sou eu... AV1.
Não gosto de confusões.
Tenho nick, mas não sou anónimo.

Anónimo disse...

Amigo Av1, li com atenção o que escreveu sobre o meu post e, mais uma vez lhe digo que não percebeu o que eu escrevi. 1º Eu não escrevi que não se devem denunciar situações, apenas quis referir que uma noticia num jornal, ou um post num blog pode não chegar aos "agentes" responsáveis pela resolução do problema. Podemos colocar no jornal uma noticia sobre uma rotura de água e torná-la de conhecimento público e essa informação pode não chegar aos serviços. Os serviços públicos existem para servir a população e o civismo nada tem a haver com ideologias, tem a haver com regras que possibilitam a convivência. 2º Quanto aos exemplos que deu e no caso das manifestações de trabalhadores olhe que elas são autorizadas pelo sistema, aliás são um direito de cidadania. Ser comunista não é ser o que diz é querer que a todos nós sejam dadas iguais condições de acesso à saúde, emprego, informação, entre outras. Ser comunista não é ficar à espera que quem tem o poder altere as regras do jogo é agir para transformar, para construir um mundo melhor.

Um abraço Nuno Cavaco

P.S. - Se reparou o post é apenas o I de alguns.

Anónimo disse...

Este tipo de discurso e de argumentação dá vómitos.

Com jeitinho, com este poder da argumentação, com o beneplácito do seu Patrão, o Sr. Presidente da CMM (vénia, vénia, reverência, mão duas vezes no peito) brevemente empurrará o camarada Carrasco e ficará no seu lugar.

Anónimo disse...

«Ser comunista não é ficar à espera que quem tem o poder altere as regras do jogo é agir para transformar, para construir um mundo melhor.»

Amigo Nuno, concilie isto com as últimas frases que escreveu no post, porque eu não consigo, nomeadamente com esta parte:

«Em termos locais existem canais próprios para as sugestões/reclamações. Estes devem ser seguidos e se necessários alterados, mas sempre por quem de direito.»

Percebe a contradição, não percebe ?

Carlos (Brocas) disse...

Alô ? Nuno ? Alô ?

E

"Na Rua Parque Estrela Vermelha na BB, existe um café que, assumiu como seu 4 ou 5 lugares de estacionamento e que inclusivamente lá "plantou" palmeiras. Ora o estacionamento era suposto ser publico certo ? Quem autoriza situações destas numa zona velha da vila onde existe enorme dificuldade de estacionar ? Eu não criticaria a situação se a mesma fosse Sazonal, pois é evidente que lá o Sr. do café necessita de fazer negócio e a população gosta de no verão passar um bocado numa esplanada, agora "É MEU !" isso acho que está muito mal. Veja o exemplo da Rua 13 ai não critico."

Anónimo disse...

Parece que não querem perceber. Estão no seu direito. Quando alguém nem sequer quer ouvir não tem o direito de questionar. Caro Brocas eu também posso apontar inúmeras situações que estão mal, mas não as podemos resolver fora do sistema. Cada um tem a sua opinião, mas parece que alguns pensam que só eles é que têm razão. A pluralidade não é boa só quando está do nosso lado. Vamos mas é trabalhar para resolver os problemas.

Anónimo disse...

Amigo Nuno,
Percebeu a contradição ou chutou para escanteio ?

Carlos (Brocas) disse...

"chutou para escanteio "

Só pode, pois os passeios são publicos e os estacionamentos tamb+e, deverião ser, agora coloca-se pilaretes onde não fazem falta, onde fazem, porque iriam evitar que Idosos tivessem de andar pela estrada "temos de pensar em resolver a questão...." deixa-se um senhor que têm o café "plantar" palmeiras e tudo pois os fiscais não fiscalizam, ou então a troco de 5 tostões por ano....

Anónimo disse...

Eu não chuto para canto (sou português e gosto do meu Portugal). Quanto à contradição, eu ao contrário de alguns, não vivo num mundo à parte e para mim e para C.D.U. os problemas das pessoas estão em primeiro lugar, portanto estes só se resolvem se forem comunicados a quem tem o poder de resolução. Caro Brocas convido-o a tomar a iniciativa de marcar um atendimento com o Rogério Corvo, meu camarada e que está responsável por ouvir esse tipo de problemas, juntos podem trabalhar na sua resolução. O homem pode trabalhar nisso melhor que eu. Já agora não sei se a situação é legal, correcta ou incorrecta mas você também não o deve saber, porque ao expor o caso vem falar em fiscais, etc, o que não é correcto. Respeitem um pouco mais as instituições mesmo criticando e não gostando delas. Eu não gosto do governo, mas pago os meus impostos. Já agora e só a título informativo, a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, funciona muito bem, tem um excelente Presidente, tem um excelente Executivo e bons elementos na Assembleia de Freguesia, os seus trabalhadores são excelentes funcionários e sem eles nada era feito. Mas a auxiliar esta junta temos muitos banheirenses que têm informado e trabalhado ao longo dos anos com a Junta. Ponto de situação, existem muitos problemas, mas também existe muita vontade para os resolver.

Carlos (Brocas) disse...

Caro Nuno a situação a que me refiro está documentada no meu Blog http://blogdobrocas.blogspot.com/2005/11/baixa-da-banheira.html

Esta situação conheço-a à mais de 10 anos, e segundo tenho conhecimento ( tenho familia naquela zona) a mesma já foi reclamada junto dos serviços competentes por volta de 1995/96 e novamente em 1999 e até hoje continua a ser assim. Repare que eu não contesto do homem colocar ali uma esplanada na primavera/verão agora de Cimento e Cal ? Como é que um executivo autoriza uma situação daquelas ? Aquilo é espaço publico não é nenhum oásis ! Diz-me o Nuno que eu não devo conhecer muito bem a situação pois falo de fiscais, então não compete aos fiscais fiscalizar as "obras" ? Acha que o que está na imagem é correcto?
Só a titulo de curiosidade sabe quem mora nesta rua ?

Anónimo disse...

Caro Brocas o seu comentário quando refere os tostões é ofensivo e deixa no ar suspeitas. Diga-me o que é que lhe responderam para se poder averiguar. Pode usar a página da junta e peça resposta que alguém lhe dirá. Eu não digo que não tem razão, mas não conheço o processo, pelo que não é correcto pronunciar-me. Um abraço.

Anónimo disse...

Caro Nuno...
Obviamente que fugiu á questão mas... tudo bem, está no seu direito.
Já agora, só um detalhe, penso que fala do seu "colega" R. Corvo e não do "camarada" com refere.
Porque julgo que o atendimento é feito na CMM e não em outra sede.
Certo ?
É um detalhe, mas indicia um hábito que se pode enraizar excessivamente.

Conde de Alhos Vedros disse...

Os meus agredecimentos a todos por discutirem idéias sem "armarem chavascal"

Carlos (Brocas) disse...

Caro Nuno, quando me refiro a tostões refiro-m a eventuais "trocos" que a JFBB ou a CMM receba por eventuais licenças de aparcamento, utilização de espaço ou o que seja.

Anónimo disse...

Caro Conde,
Em casa de aristocrata, punhos de renda.

Anónimo disse...

Caro Av1 o meu camarada e amigo Rogério Corvo é um dos membros do executivo da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira e é o responsável pelo pelouro em questão.
Sempre ao dispor.

Anónimo disse...

Registado o reparo.
Como vê, o que eu menos percebo são esses detalhes político-burocráticos.
Nem sei quem é quem, nem, quem atende o quê.
Já me custa dar com a porta de casa, mas isso é da curteza das minhas vistas, claro.

Anónimo disse...

AV1, se não sabe, é porque também não lhe interessa saber, pois apenas lhe intressa criticar. mas fique a saber que existe um calendário de antendimento de todo o executivo da J.F.B.B., e mesmo se não o conhecesse bastava telefonema pra J.F.!

Anónimo disse...

Já agora, posso informá-lo que o Rogério Corvo faz atendimento todas as Quinta-feira das 21.00h às 22.30h! Porque não aparecem por lá e tentam saber o que se passa?