sábado, setembro 10, 2005

Ainda o estacionamento no centro de Alhos Vedros

A propósito do derrube dos pilaretes na Praça da Republica (ver fotos do Brocas) e a falta de estacionamentos no centro de Alhos Vedros, contesto mais uma vez a opnião de quem quer isolar o centro da Vila e retirar a totalidade dos carros de lá.
Apesar de reconhecer que o excesso de trânsito é prejudicial é preciso ter em atenção que, nós, as pessoas que vivemos em Alhos Vedros e nos bairros á volta precisamos de ir a casa de familiares e amigos, ao banco (só existe 1 por aqui, lembra-se!) à SFRUA, ao CRI, ao Lar de idosos, à cresce, à Igreja, à farmácia, à Cooperativa, à peixaria, ao frango assado, enfim... É que para ir a pé do Bairro Francisco Pires, Arroteias, B.Gouveia, Vila Verde, Vila Rosa, etc. ainda é longe e não existem transportes públicos.

4 comentários:

Alhosvedrense disse...

Olá amigo Conde!
Há correspondência para si no Borcas! Dê uma olhadela, por favor!
O que escrevo no meu comentário é: 'retirar tráfego' do centro da Vila, o que não significa cortar a circulação. Mas mesmo que fosse tomada esta opção, não vejo que fosse causar muitos problemas. Obviamente que há que permitir o acesso aos residentes, mas se os sentidos de circulação fossem convenientemente estudados (a exemplo do centro histórico de Évora onde não se consegue atravessar a cidade pelo centro...) poder-se-ia ordenar a circulação de modo a só passar no centro quem realmente lá quisesse ir... e depois quem estacionasse fora dos lugares reservados teria de ser 'autuado' por um militar Republicano!
Os autocarros também poderiam ser perfeitamente 'desviados' do centro, tendo a preocupação de criar refúgios para os mesmos com os respectivos abrigos para os passageiros.
Já agora, os caixotes do lixo poderiam ter sido enterrados... mas isso se calhar obrigaria a AMARSUL ou a CMM a comprar novas viaturas de recolha.

Conde de Alhos Vedros disse...

Concordo que deveremos andar a pé, mas nem sempre é possivel e quando é necessário usar o carro para ir ao centr não o podemos fazer devido ao estacionamento e agora áqueles pilaretes que devem ter sido subsidiados pelas oficinas de "bate-chapa" locais.
E depois... aquele empedrado é uma treta.

Anónimo disse...

Eu sou chato porque gosto do empedrado.
Quanto ao resto, concordo com o Conde sobre a dificuldade das pessoas que vivem naquela zona deixarem de estacionar e circular por ali.
Eu, pela minha parte, não me sentiria muito seguro a deixar o carro em frente ao Lar (pronto, anigo Alhosvedrense, não é ao lado da Biblioteca) noite após noite ou, mesmo de dia, atendendo ao que vejo por lá de pilarete derrubado e chapa batida.
Logo na altura escrevi que para aquela função devia ser usado outro tipo de material mais resistente e visualmente menos confuso.
Mas vozes de burro (a minha, em especial) não chegam ao Céu...

Anónimo disse...

tem toda a rezão Sr. Conde!
Por isso é que á propostas em cima da mesa para criar uma pequena rede de transportes para ligar todos os bairros ao centro das Freguesias.