quarta-feira, abril 20, 2005

Reacções ao movimento de 25 de Abril em Alhos Vedros

O Instituto Camões, publicou online algumas notícias sobre o movimento do 25 de Abril na província, em 1974. Veja aqui o que foi publicado no jornal "O Século"

Alhos Vedros
Enorme multidão acorreu ao largo fronteiro ao cemitério desta vila, cerca das 16 horas, a convite do Movimento Democrático do distrito de Setúbal, empunhando dísticos onde se, podia ler «Amnistia», «Direito à greve», «Povo unido jamais será vencido», além de muitos outros.
Cantando o hino nacional de quando em vez interrompido por alguns «slogans», tais como «Queremos o fim da guerra colonial», «Independência democracia e paz», toda aquela massa humana se dirigiu depois para igreja da vila, onde foi saudar o padre Carlos Póvoa, que se encontrava entre os presos políticos agora libertos no forte de Caxias. Logo que este apareceu foi de imediato levado em ombros, empunhando um ramo de cravos vermelhos, recebendo ovações e aplausos demorados.
Mais tarde, manifestantes, da Baixa da Banheira, juntaram-se aos desta vila, dirigiram-se a pé para a vizinha vila da Moita, onde com os respectivos habitantes caminharam para os Paços do Concelho. Os gritos de «Viva a Liberdade», «Abaixo o Fascismo», e outros do mesmo jaez, fizeram-se ecoar vibrantemente, enquanto foguetes e morteiros estoiravam nos ares.

Sem comentários: