quinta-feira, dezembro 11, 2008

Electrificação da linha do combóio (Notícia para a história)

Ligação Barreiro a Praias do Sado-A
Completa reformulação dos serviços urbanos na linha do Sado


• Clientes podem experimentar serviços gratuitamente no domingo

A partir do próximo domingo, dia 14, a CP vai dar início a uma completa reformulação dos serviços urbanos na linha do Sado (ligação Barreiro a Praias do Sado-A), introduzindo material eléctrico moderno (igual ao da linha de Sintra), maior número de circulações, redução significativa nos tempo de viagem, assegurar a pontualidade e um conjunto de serviços que vão permitir aumentar a comodidade e elevados padrões de conforto aos clientes.

A modernização desta linha, que além da electrificação entre o Barreiro e Pinhal Novo, incluiu a construção e a remodelação de várias estações (algumas ainda em curso), vai permitir a entrada ao serviço das modernas Unidades Quádruplas Eléctricas (UQE), estas por sua vez requalificadas com a introdução de ar condicionado, sistema de vídeovigilância, informação sonora e escrita, nivelamento entre a porta e a plataforma e acesso facilitado para pessoas de mobilidade reduzida que se desloquem em cadeiras de rodas e bicicletas.

Com capacidade para 648 clientes por comboio, a cadência das circulações será de 30 minutos nas horas de ponta da manhã e da tarde, aos dias úteis, sendo de uma hora nos restantes períodos e aos fins-de-semana. Também os tempos de trajecto beneficiam de forte redução, ganhando 20 minutos no trajecto completo (passando para 38 minutos) e de 18 minutos no percurso entre Setúbal e o Barreiro.
Utilizada diariamente por 12 mil clientes, a linha do Sado beneficiará de uma redução média de 34 por cento nos tempos de viagem, destacando-se como exemplos (em minutos):

Percurso Actual Após 14/12 Ganho
Praias Sado  Barreiro 58 m 38 m - 20 m
Setúbal  Barreiro 48 m 30 m - 18 m
Setúbal  Pinhal Novo 16 m 12 m - 4 m
Barreiro  Pinhal Novo 26 m 18 m - 8 m

Por outro lado, tendo como referência outros operadores de transportes na região, os comboios da linha do Sado vão permitir boas ligações ao serviço fluvial prestado pela Soflusa (terminais do Barreiro e do Terreiro do Paço), com intervalos de cerca de 5 minutos. Setúbal passa a estar a menos de uma hora da Baixa de Lisboa.
Também a intermodalidade, nomeadamente com a Fertagus, irá ser substancialmente melhorada, sobretudo na estação de Setúbal, em termos de transbordo, de acordo com o seguinte quadro (em minutos):

Ligação Actual Após 14/12 Ganho
Praias Sado  Setúbal  Lisboa 26 m 9 m - 17 m
Lisboa  Setúbal  Praias do Sado 21 m 15 m - 6 m

Com a modernização deste serviço, também o sistema de vendas está a ser modernizado e integrado no projecto da bilhética sem contacto da Área Metropolitana de Lisboa. Este processo passa por informatizar as bilheteiras, a substituição das máquinas de venda automática e pelo alargamento dos canais de venda à rede Multibanco, permitindo a flexibilidade dos títulos e aumentando os níveis de comodidade para os clientes, além de ao mesmo tempo combater a fraude, reduzir custos com títulos em papel e melhorar a gestão contabilística desta área da empresa.

A CP, com este investimento, dotou a linha urbana do Sado com um serviço de elevados padrões de qualidade, de nível europeu, reduzindo tempos de percurso, aumentando a frequência dos comboios e o número de lugares oferecidos, o conforto e a segurança dos seus clientes.
O novo serviço vai contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações servidas por esta linha urbana, evitando perdas de tempo, proporcionando vantagens económicas e ambientais para a comunidade.
Para que os clientes possam experimentar todas estas novidades, a CP oferece no próximo domingo viagens gratuitas ao longo de toda a linha do Sado, permitindo assim um primeiro contacto com as inovações introduzidas.

in: Rostos online