quarta-feira, março 30, 2005

Mais um exemplo de desigualdade da CMM com Alhos Vedros

Acabei de ler a versão online do jornal "O Rio" e a notícia da primeira página despertou-me a atenção. Fui passando por todo o jornal até chegar à página 13, aí encontro o desenvolvimento da notícia. O 1ºMaio é um clube que aposta em infra-extruturas e na formação desportiva, gosto de ler estes exemplos:
"... No dia 25 de Março, o 1º de Maio Sarilhense inaugurou o Campo do Castanheiro, um campo de futebol de 7, para a formação1º de Maio Futebol Clube Sarilhense Clube que aposta em infra-estruturas e na formação desportiva de jogadores da Escola de Futebol Manuel Fernandes. O novo campo de futebol tem balneários, sistema de iluminação, uma bancada de 200 lugares e um bar.O campo tem ainda o piso pelado, mas será dotado de relva sintética ainda este ano..."

Pensei!!! Fantástico, o Manuel Fernandes ganhou bom dinheiro na bola e está a investir na terrinha dele, acho lindamente.

"... Sobre o pavilhão desportivo em construção, o presidente do clube aponta a conclusão das obras e a consequente abertura do pavilhão ao público para o próximo Verão.".

Olha, um pavilhão também, assim é que é, pensam em tudo.

"... Rui Garcia, vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, reconhece que sendo o futebol tão popular, a criação de infra-estruturas para a sua formação é uma forma salutar para o desenvolvimento das crianças que praticam o futebol na Escola Manuel Fernandes. Este é um exemplo que devia ser seguido...."

Muito bem afinal o homem depois de arrasar com as casas históricas em Alhos Vedros, até sabe falar e representou bem a CMM e continuou;

"... Para a construção deste campo de futebol, a Câmara Municipal cedeu o terreno, pagou o sistema de iluminação do campo, montou o abastecimento de água e deu apoio técnico na construção do campo. Na cerimónia de inauguração do Campo do Castanheiro estiveram várias entidades convidadas e muito público, sendo a festa abrilhantada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita. No plano desportivo, realizou-se o IV Torneio da Páscoa em Infantis, com a participação de equipas do 1º de Maio Sarilhense, F. C.Barreirense, União Moitense, F.C. Silveirense, Sesimbrense e Alcochetense."

Bem... aqui, fiquei baralhado, mas afinal o que é isto? andam a gozar com todos, afinal quem cedeu o campo, quem construiu, quem pagou a iluminação, quem montou o abstecimento de água e deu apoio técnico, foi.... isso a CÂMARA DA MOITA!!!!!!
E as crianças do Concelho que não têm dinheiro para ir dar ao Manel Fernandes? não têm direito a formação desportiva?
Desde que retiraram o campo de jogos ao CRI (S.Lourenço, se bem me lembro) nunca mais houve um campo em Alhos Vedros, na Baixa da Banheira era para ser construído um e nada, o Moitense joga num campo, que é uma miséria.
Meus senhores, afinal quais são as vossas politicas para o desporto e juventude no Concelho? Concertos de heavy Metal?

sábado, março 26, 2005

Secretariado da Célula do PCP dos Trabalhadores da CMM

Últimamente, tenho encontrado na imprensa regional, notícias de um determindado "Secretariado da Célula do PCP dos Trabalhadores da Câmara Municipal da Moita". Este grupo emite opiniões sobre o que se vai passando, na Sociedade portuguesa, até acho bem que o façam, mas, metendo a colher no que se vai passando com os outros partidos politicos, não concordo. Porque não é o PCP a emitir as suas opiniões? Todos temos uma palavra a dizer em democracia, mas, se eles são trabalhadores da CMM, não estarão a deixar as suas obrigações profissionais para segundo plano? Não estarão a causar mau ambiente aos outros colegas e funcionários independentes? Ou será que estão a mais (fazem parte dos excedentes da Função Pública) e não têm mais nada que fazer?

Aqui apresento um Exemplo, mas hà mais.

O Presidente da CMM, mostra serviço!!!

Consultando hoje o Diário do Barreiro fiquei a saber que
"A reconversão da linha férrea Barreiro-Praias do Sado pela REFER estava prevista até 2004, contudo as obras ainda não se iniciaram. A Câmara Municipal da Moita pediu alguns esclarecimentos a esta empresa do sector ferroviário..."
"...O presidente da autarquia, João Lobo, afirmou que, no que concerne às passagens desniveladas da Baixa da Banheira e Arroteias, “as obras vão realizar-se e deverão estar concluídas no final de 2006, 2007”.".
Veja tudo aqui

sexta-feira, março 25, 2005

Globalização

Nesta época em que vivemos, sabe bem, muito bem, encontrar num site como o www.travel-images.com, uma imagem do cais de Alhos Vedros. Veja aqui.

O País que é Alhos Vedros

Veja só isto.

quinta-feira, março 24, 2005

A minha querida Ilha do Rato nas bocas do mundo

Então não é que os nosso vizinhos do Barreiro andam a sonhar com a mnha querida Ilha do Rato? A minha zona de eleição, as minhas origens?

"...No último almoço do Pato Bravo o pessoal divertiu-se imenso ao debater um projecto, de acção política imediata, tendo por objectivo criar um “estado autónomo” na Ilha do Rato. Formou-se governo. Distribuíram-se lugares. Os ausentes não foram esquecidos....Foi designado o Presidente da República Livre e Autónoma da Ilha do Rato que acumula, o cargo de Presidente do Governo, mal foi nomeado comunicou que a sua primeira prioridade seria “designar uma Comissão de Festas” e, igualmente, designou quem iria liderar a referida Comissão...."
Veja aqui.

Qual a relação da Loja das Meias e Alhos Vedros?

"...A data da fundação da Loja das Meias, sempre situada na esquina do Rossio com a Rua Augusta, remonta a 1846, obra de Joaquim António Vieira. Foi por esta altura que um jovem órfão filho de agricultores em Alhos Vedros, com 14 anos de idade e inconformado com as perspectivas do mundo à sua volta, decide vir até à capital e se emprega como caixeiro neste estabelecimento da Baixa, onde se vendiam meias para senhora, homem e criança, espartilhos e malhas interiores..."
"... Em 1902 estava com 21 anos quando se deu o falecimento do Sr. Vieira, que deixou a loja aos três empregados que mais considerava: o Sr. Rosado, o Sr. Pimentel e o meu avô (Sr. Pedro Rodrigues Costa), bastante mais novo que os outros dois."Por via desta diferença de idades, os sócios de Pedro Rodrigues Costa foram-se reformando primeiro, permitindo que este comprasse as quotas aos respectivos descendentes e ficasse sozinho à frente da Loja das Meias. Adquiriu também o velho edifício pombalino e deu à fachada uma versão Arte Nova, por razões que nada têm de casual."...

Veja aqui.

terça-feira, março 22, 2005

Obras na Praça da República

Tal como está escrito na minha apresentação, estou aqui, para dar a palavra a quem dela necessita, apesar dos meus conterrâneos do alhosvedrosaopoder terem disponibilizado, antes de mim o conteúdo da carta, enviada pelo Sr.Vítor Cabral à CMM, eu não me sentiria bem comigo mesmo se a não divulgasse também, uma vez que me foi dirigida personalizadamente.
Sei que o Sr. Cabral está ligado a um partido político, mas acho que não vem ao caso, ou se calhar até vêm, porque tudo nesta vida é politica e ele estará também a desempenhar o seu papel.

Mas o que me interessa aqui e já questionei (eu e não só) a utilidade daquela obra, que ninguém parece compreender. Não seria importante os politicos (que estão no poder) justificassem ao eleitorado o dinheiro que estão ali a gastar?


Para conhecimento de V.Exª e opinião junto texto de carta enviada ao Sr. Presidente da Câmara sobre o assunto em referência.
Com os melhores cumprimentos
---
ASSUNTO: Obras na Praça da República
Estacionamento na Rua D. Jerónimo de Noronha
No início de Dezembro o Presidente da Direcção da SFRUA solicitou a V. Exª que fosse agendada reunião para se tratar da questão do estacionamento junto ao Pavilhão Gimnodesportivo. Passados que são 3 meses, lamentamos que a mesma ainda não tivesse sido marcada, e esperamos sinceramente que a mesma se realize com brevidade.
Neste processo das Obras de remodelação da Praça da República, verificamos com desagrado o esquecimento a que a Colectividade foi votada, não tendo sido prestada qualquer informação sobre as alterações que as obras irão provocar no normal funcionamento da Instituição.
Pelo placard exposto na Praça, ficamos a saber que:
- O estacionamento na Rua D. Jerónimo de Noronha, ao lado do Pavilhão, desaparece, sendo ocupado por contentores de lixo e pilaretes.
- A estrada nacional é estreitada, restringindo a circulação automóvel.
Permita-nos lembrar que:
- a SFRUA está situada numa ponta da Freguesia, distante da maioria dos núcleos populacionais.
- na Colectividade praticam desporto diariamente, centenas de jovens, provenientes maioritariamente da Freguesia, mas também do concelho e que devido à sua idade são trazidos pelos pais.
- Na SFRUA existe um estabelecimento comercial, com necessidade de espaço para cargas e descargas.
- A dificuldade imposta à acessibilidade a toda a Praça da República irá provocar uma diminuição de utilizadores da Colectividade.
- Actualmente a dificuldade de estacionamento já é real, tanto que tendo mesmo os serviços dessa CMM colocado uma placa de estacionamento privativo na Rua para serviço próprio.
- Periodicamente realizam-se actividade no Pavilhão, com afluência maciça de público. Em caso de perigo, a rua D. Jerónimo de Noronha, já de si estreita, não pode estar atravancada de pilaretes.
Certamente que todos estes factores foram estudados, pelo que estranhamos as opções tomadas.
Aguardando uma resposta breve de V.Exª, enviamos os nossos melhores cumprimentos
A Direcção da SFRUA

Época de promessas

Já está reservada a zona onde vai ser construída a Piscina na Moita, imagino que com o dobro do tamanho em relação à de Alhos Vedros. Parece que também está já reservados os espaços para o novo quartel dos Bombeiros e para a sede da Associação de Comerciantes da Moita e Barreiro e eu pergunto, não esteve também reservado o espaço para a GNR em alhos Vedros?

segunda-feira, março 21, 2005

Pavilhão desportivo

Ouvi dizer que já se iniciaram as obras de construção do pavilhão desportivo na escola C+S José Afonso em Alhos Vedros. Será que vão mesmo aproveitar as férias escolares e fazer um arranque decisivo? Fantástico, depois de 20 anos de espera.

quinta-feira, março 17, 2005

Núcleos clandestinos

A propósito de funcionários camarários, as notícias não ficam por aqui.
Sabiam que existe um "Secretariado dos Trabalhadores Comunistas da Câmara Municipal da Moita"?
Vieram por estes dias comentar os resultados eleitorais, http://www.distritonline.pt/seccoes.php?nid=1288.
Pois é!!!! isto está mesmo organizado. A greve no Barreiro deve ter sido obra do Secretariado de lá, não é?
É impressão minha ou quem manda nos municípios são estes núcleos clandestinos.

Funcionários municipais do Barreiro hoje em greve

<<...Falta de segurança e apoio jurídico entre as exigências...>>.
<<...O pagamento do subsídio de turno de 2004, o alargamento das dispensas graciosas a todos os funcionários, a progressão de carreiras de três em três anos para motoristas, auxiliares administrativos e agentes únicos e a abertura de concursos públicos de ingresso e promoção são outras das exigências...>>.
www.publico.pt

Parece que o problema é geral!!! mas o alargamento das dispensas graciosas a todos???????

domingo, março 13, 2005

Vip's - Continuação

Atenção, meus Srs. e minhas Sras. Estão a confundir, personalidades distintas, que já fizeram muito por A.V. com VIP's (área cor de rosa) que aparecem ou apareceram em revistas ou na TV.

Recebi alguns emails, indicando nomes, com, gente realmente importante, que já fizeram muito por Alhos Vedros, vejam só os nomes:
João Lobo, Leonel Coelho, Teresa Tramouca, Orlanda(a nossa anã já foi muitas vezes a programas televisivos), Rui Garcia, Vítor Cabral, Tagacha, João Sequeira, Dr. Messing!!!!!! (bem, este tem aparecido na TVI e no Correio da Manhã, mas acho que não é de cá, só cá vem dar consultas!!!),...

É melhor não indicar, por enquanto todos, para não ferir susceptibilidades.

sábado, março 12, 2005

VIP's de Alhos Vedros

Quem são os VIP's de Alhos Vedros?

1. Miguel de Sousa (Oráculo de Belini)
2. Isabel Angelino (Apresentadora TV)
3. Paulo Costa (Futebolista Bordéus/G.Vicente)
4. Carlos Valente(Ex-árbitro de Futebol)
5. Jorge Martins(Ex-Futebolista Benfica)
6. José Estreia (Actor)

... .... ... ... não há mais?

sexta-feira, março 11, 2005

Corte de árvores no Palheirão

Mais uma rotunda vai nascer no concelho. Acabaram-se de derrubar mais umas árvores, bastante antigas, junto ao Palheirão (pertíssimo da rotunda do boi, na Moita).
A selva do cimento contínua a avançar por cá.

quarta-feira, março 09, 2005

A seca que está a atingir Portugal

Já repararam que apesar da seca que está a atingir Portugal, as rosas e os cravos estão lindamente?

terça-feira, março 08, 2005

Dia da Mulher

Quem é que ainda não recebeu o cravo vermelho?

quinta-feira, março 03, 2005

Moita - Cartazes de agradecimento do PS vandalizados

"Os outdoors afixados pela Comissão Política Concelhia do Partido Socialista da Moita, após o resultado das eleições legislativas do passado dia 20 de Fevereiro, nas quais o Partido Socialista (PS) “atingiu uma clara vitória” neste concelho, foram vandalizados. Os outdoors tinham como objectivo agradecer à população o resultado obtido pelo partido na Moita. O PS defende que “esta atitude está longe dos firmes princípios democráticos que o partido defende e é contrária às boas regras de cidadania”.
In: http://www.diariodobarreiro.pt/

Parece que malta ficou chateda, pois claro que ficou chateada, aah!